Wednesday, December 19, 2018

É Novamente Natal



É novamente Natal e este ano vai ser um Natal estranho pois neste ano eu fiquei verdadeiramente orfã pois a minha mãe faleceu este verão antes de completar 70 anos e essa situação deixa-me numa amalga de sentimentos que não me fazem apreciar totalmente o Natal este ano. Claro que disfarço, vou sorrindo e cantando e desejando a todos Boas Festas como se de algum modo eu me esqueçesse que este anos estou deveras mais pobre. Sei em consciência que já alguns anos não passavamos juntas, pois a saude dela pedia vigilância constante, mas há algo no facto de a saber bem e acompanhada que me tranquilizava e durante o dia, ainda que ela estivesse longe ia a visitar, dava-lhe as prendas e dava a quem cuidava dela também uma lembrança como quem agradeçe.

Sei também que me desiludi muito com ela nos ultimos tempos, mas nunca deixei de a amar, nem de cuidar dela. Sei que consegui fazer uma ultima coisa por ela depois de morta, que foi juntá-la aos pais e ao tio que ela gostava no jazigo da familia. Sei que fui mais mãe que filha, contudo a sensação de orfandade persiste e mantém-se presente.

Sei que na noite da consoada e na noite de Natal não vou puder chorar quando a tristeza bater mas sei que nem por um momento vou esquecer a razão deste Natal ser mais triste, menos brilhante, mais vazio.

Peço desculpa a quem me ler assim menos festiva, mas este desabafo no silêncio da solidão tinha que sair da minha alma. Que este post não vos entristeça e tenham todos um Feliz Natal.

No comments: